0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Como vimos no post sobre software web Java é uma das linguagens mais usadas no mundo. No post de hoje falaremos um pouco mais sobre suas características. A linguagem que leva o nome de uma ilha e marca de café.

Tudo começou com o programador canadense James Gosling, formado em Ciência da Computação pela Universidade de Calgary e Phd pela Universidade de Carnegie Mellon. Ele criou a versão original de um editor muito conhecido no mundo Unix, o Emacs e na década de 90 com outros profissionais começou o Green Project.

A ideia inicial era criar uma linguagem que fosse executada em qualquer microchip, cujo o mercado principal era o de aparelhos eletrodomésticos, já que acreditava-se numa confluência entre esses equipamentos e computadores. O primeiro protótipo criado foi chamado de StartSeven e posteriormente foi batizado, por James Goling, com o nome de Oak(significa carvalho).

Como a tentativa de usar esta tecnologia para criar uma TV interativa não foi bem sucedida a Oak foi adaptada para atender a internet. Após as adaptações a Sun Microsystems, em 1995, lançou a linguagem com o nome de Java. No ano de 2004 ela alcançou a marca de 3 milhões de desenvolvedores no mundo todo e hoje é usada em softwares web, sistemas operacionais, celulares e Smart cards.
A linguagem Java foi projetada para atender os seguintes objetivos:

  • Orientação a objetos
  • Portabilidade - Independência de plataforma
  • Recursos de Rede
  • Segurança - Pode executar programas via rede com restrições de execução
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×