0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Lembra daquela picada chata no dedo feita para medir o nível de açúcar no sangue e verificar se você tem ou não diabetes. Então, esse procedimento num futuro próximo será substituído por uma lente de contato que faz a mesma coisa, porém sem picada e sem dor.

O Google anunciou que está testando um protótipo de uma lente de contato que irá ajudar as pessoas com diabetes a controlar a doença. O protótipo foi feito em 18 meses no laboratório X da empresa que também criou o Google Glass, o carro inteligente e o projeto Loon, que fornecerá internet através de uma rede balões.

A empresa disse que a lente medirá glicose das lágrimas continuamente usando um chip sem fio e um sensor de glicose miniaturizados.

O chip do sensor será incorporado entre duas camadas da lente de contato, enquanto que um furo na lente permitirá que o fluido do olho, escoe para o sensor .

A equipe do Google construiu os chips sem fio em salas limpas , e usou tecnologia avançada para obter circuitos integrados e um sensor de glicose em um espaço tão pequeno .

Os pesquisadores também criaram um sistema para puxar energia de ondas de rádio freqüência para alimentar o dispositivo, suficiente para coletar e transmitir uma leitura de glicose por segundo.

Embora animado sobre o protótipo , o Google alertou que ainda há muito mais trabalho que precisa ser feito antes que pudesse ser transformado em um produto utilizável.

Para você ter uma ideia em todo o mundo, o mercado esperado para dispositivos de monitoramento de glicose é para ser mais de US $ 16 bilhões até o final deste ano, de acordo com analistas do Renub Research.

Assista o vídeo abaixo para ver o protótipo.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×